Os Aguias da Estrada mas uma vez marcaram presença no Dia do Motociclista,
que decorreu nos dias 6 e 7 em Castelo Branco.
Uma organização da Federação de Motociclismo e do Motoclube de Castelo Branco Tuku Tuku.
Num fim de semana marcado pela emoção e saudade do Padre José Fernando, perto de 40 mil Motards foram até à cidade Albicastrense para lhe prestar uma sentida e merecida homenagem por toda a força e coragem e pela lição de vida que a muitos deu. Não é “natural” uma simples pessoa ter conseguido fazer o que ele conseguiu; juntar Motociclistas e Religião…
No sábado houve animação em vários pontos da cidade, destacando a exibição do Carrocel da GNR para alguns milhares de pessoas. A noite fechou com banda e DJ’s.
No domingo, Castelo Branco foi invadida por Motards vindos de todo o país e do estrangeiro. Encontrei amigos de Espanha e Suiça, por exemplo. O Campo da Feira, mesmo no centro da cidade, foi pequeno para tanta gente e muitos não conseguiram lá colocar as motos.
Na celebração feita pelo Padre local – também ele Motard – e pelo bispo D. Augusto César, houve muita emoção mas, sinceramente, esperava mais palavras ao nosso Padre José Fernandes… No entanto, o momento mais emocionante e que trouxe lágrimas a muitos dos presentes – eu incluído - foi quando se ligaram as motos em ralenti em homenagem aos Amigos que partiram. Aí, garanto, o Padre José Fernando esteve presente em 99% das intenções…
Curiosamente, comentava-se que na altura da cerimónia, chovia em quase todo o país mas em Castelo Branco, o sol brindou-nos como uma bênção…
Como destaque negativo, a “falta de pesquisa” ou de informação por parte de uma das entidades oficiais que, na saudação, erradamente nos chamou “motocars”… Automaticamente houve vais e assobios como “prémio”. Felizmente, não fomos chamados “motoqueiros”…
O Padre José Fernando partiu fisicamente deste mundo mas, a sua memória ficará para sempre connosco. Temo que, o Dia do Motociclista deixe de ter aquela mística que tinha pela sua ausência e pela “memória curta” de muitos e que passe a ser “apenas” mais um fim de semana de convívio e de celebração religiosa… Espero que não e, apesar de ninguém ser insubstituível, o Padre José Fernando nunca poderá ser substituído… A sua memória estará sempre com aqueles que com ele privaram e com aqueles que sempre viram este dia como um dia em Família Motociclista e não como uma “feira de vaidades”…
Olha por nós aí de cima e protege-nos, Amigo e Irmão José Fernando!
Como notas pessoais, foi um fim de semana bem passado entre Amigos que se vêm de longe a longe, uma viagem de Gouveia ao túnel da Gardunha debaixo de muita chuva que nem o padre Bento "também motard" que nos acompanhou na viagem consegui fazer um milagre para que o sol se fisece vêr,
mas que valeu a pena.
Peço desculpa aos Amigos que não consegui encontrar ou cumprimentar neste fim de semana – e foram muitos – mas, eles entendem que nem sempre è fácil encontrar no meio de 40 mil colegas.
Fica aqui o apelo a comunidade Lusomotards para que pró ano sejamos ainda mais e possamos marcar presença em grande massa que a bandeira Lusomotards seja visivel junto ao palco.
A Cidade que irá organizar este evento para 2014 só será divulgada para o fim deste ano, até la um grande abraço motard para a comunidade Lusomotard e até um dia destes.
Rui Nogueira (Águias da Estrada)